Roteiros em Gramado

Viagem para Gramado: roteiro para o fim de semana

Viagem para Gramado: roteiro para o fim de semana

Está em busca de um roteiro de viagem para Gramado, mas não sabe por onde começar e acha que um final de semana é pouco para conhecer a cidade?

Então, este post vai mudar o seu pensamento por completo!

Nos tópicos abaixo, vamos mostrar para você como montar um roteiro de viagem para Gramado que vai render muita coisa para fazer (e comer) em apenas 48 horas. Confira!

O que você precisa saber antes de viajar

A cidade de Gramado fica localizada na Serra Gaúcha, no sul do país, e é um dos destinos turísticos mais apaixonantes do Brasil!

Para iniciar o seu roteiro de viagem para Gramado, então, fique de olho em algumas considerações básicas sobre a região!

Localização

Estando a pouco mais de 100 km de Porto Alegre, Gramado é um lugar acessível tanto por aeroporto (desembarcando na capital) quanto por ônibus ou carro. Outras cidades da Serra Gaúcha, como Canela, Caxias do Sul e Nova Petrópolis estão bem próximas, garantindo um passeio diversificado e encantador pelo sul do país.

Dica: Guia de Gramado: clima, atrações, curiosidades e o que fazer

Clima em Gramado

As estações do ano, em Gramado, são bem definidas. Veja só algumas características específicas da região da primavera ao inverno:

  • na primavera, as flores começam a desabrochar, mas as pancadas de chuva são mais frequentes;
  • no verão, a cidade fica colorida de tantas flores e as temperaturas oscilam entre o fresco e o calor forte;
  • no outono, o tempo seco é constante e as temperaturas começam a cair;
  • no inverno, a alta temporada chega em definitivo a Gramado.
Lago Negro Gramado
Lago Negro no inverno

Sabe o que isso tudo pode ter em comum com a sua viagem para Gramado? A possibilidade de curtir um final de semana intenso e repleto de atividades ao ar livre ou internas!

Dica: Tempo em Gramado: como se preparar para o clima da cidade

Roteiro de viagem

Seja de carro ou a pé, você tem muita coisa para fazer em Gramado. E, acredite, mesmo em dois dias é possível desbravar bastantes atrações, lojas e restaurantes da cidade! Veja as nossas dicas, logo abaixo!

Primeiro dia

Centro Turístico de Gramado

O centro da cidade concentra grande parte dos pontos turísticos que todo mundo vem a Gramado para conhecer, como:

  • a Rua Coberta;
  • o Palácio dos Festivais;
  • a Igreja Matriz de São Pedro;
  • a Praça do Amor Eterno;
  • a Rua Torta;
  • a Praça das Etnias.

O melhor é que isso tudo — entre outras atrações próximas — pode ser visitado em um delicioso passeio a pé. Um dos grandes diferenciais, inclusive, da cidade, que tem tudo pertinho de você o tempo inteiro.

Av. Borges de Medeiros

A avenida é uma das mais movimentadas de Gramado. É perto de onde fica, por exemplo, a Igreja Matriz São Pedro, um dos locais mais visitados do município.

Rua Coberta

Vale a pena ir à rua Coberta em dias de sol ou em dias de chuva. Por lá, você tem uma boa perspectiva de algumas das principais lojas de Gramado e, também, com boas opções de restaurantes para se deliciar com a culinária local — que também carrega uma série de detalhes internacionais em seus cardápios.

Mundo do Chocolate

Mundo de Chocolate em Gramado
Mundo de Chocolate

Que Gramado é bastante famosa por causa do chocolate, isso você talvez já saiba. Mas você sabia que existe um museu inteiramente dedicado ao popular doce, e que conta com centenas de esculturas feitas de chocolate?

Em sua viagem para Gramado — goste ou não de doces — vale a pena conhecer o Mundo do Chocolate.

Igreja Matriz São Pedro

A Igreja Matriz São Pedro é uma das mais antiga da região, tendo sido inteiramente feita em pedra e dispondo de uma impressionante torre com 44 metros de altura. O templo fica no coração de Gramado, bem no centro da cidade, e vale a visita.

Rua Torta de Gramado

Rua Torta em Gramado
Rua Torta

Também conhecida como Ladeira das Flores, a Rua Emílio Sorgetz lembra a famosa Lombard Street, de São Francisco (EUA), pelas suas curvas constantes e também pelos lindos adornos de flores em ambos os lados da via.

Praça das Etnias e Rótula das Bandeiras

Uma celebração à diversificada colonização de Gramado, e que conta com diversos comércios locais que resgatam o melhor da cultura sulista no país. É lá que fica, por exemplo, a Casa do Colono entre outras lojas com muitos produtos artesanais.

Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier em Gramado
Lago Joaquina Rita Bier

Um bom local — próximo à entrada da cidade — para passear, fazer piqueniques ou mesmo passar um tempo em um de seus restaurantes, cafés ou lojas.

Mini Mundo

Um mundo em miniatura espera por você no Mini Mundo. Em sua viagem para Gramado, vá conhecer as centenas de esculturas em miniatura que são, na verdade, réplicas dos principais monumentos da arquitetura mundial!

Mini Mundo em Gramado
Mini Mundo

Lago Negro

Esse é um dos principais pontos turísticos de Gramado. Aproveite os dias de sol para um passeio de pedalinho no lago ou mesmo para fazer um piquenique e descansar até a próxima atração em sua viagem para Gramado.

Segundo dia

Bus Tour

Para conhecer as atrações além do eixo do centro de Gramado, aproveite para fazê-lo via BusTour, um sistema de transporte coletivo em que você paga uma tarifa e pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser ao longo do dia. Ideal para fazer o itinerário completo (que leva cerca de 3 horas) ou mesmo para fazer as paradas e conhecer locais que não fizeram parte do seu roteiro no dia anterior.

Dica: O que fazer em Gramado: principais atrações

Gramado Zoo

Com cerca de 1.500 animais, o Gramado Zoo tenta simular os habitats naturais das espécies que vivem ali para mantê-las o mais livres possível. Um passeio interessante e que pode ensinar muito aos seus visitantes.

Le Jardin Parque de Lavanda

Le Jardin em Gramado
Le Jardin

O parque foi construído para celebrar uma das flores mais belas da região. Inclusive, o local abriga algumas espécies de lavanda que são inéditas em outras partes do Brasil.

Vinícola Ravanello

Amantes do vinho não podem perder esse passeio que não apenas revive as etapas de produção do vinho, mas que concentra uma deliciosa degustação para tornar a experiência ainda mais divertida e suculenta.

Snowland – parque da neve

Quer neve, mas muita neve? Independentemente da estação do ano, o Snowland é o endereço certo para a sua viagem para Gramado entrar em uma geada — literalmente!

Snowland em Gramado
Snowland

Curta as atrações desse parque em que a temperatura ambiente fica na casa dos 5 °C negativos e que tem, inclusive, uma pista de esqui e de patinação no gelo.

Cafés coloniais

Uma viagem para Gramado tem, sem dúvidas, diversos restaurantes e receitas interessantes para conhecer. E, para a principal refeição do dia, vale a pena provar o café colonial que muitos locais se especializam em oferecer. A abundância faz parte do processo, e alguns restaurantes têm quase 100 opções de comida e bebida a sua escolha.

Sequências de fondue

A sequência de fondue — experiência dividida em fondues de queijo, carne e doce sequencialmente — é famosa na cidade. E em sua viagem para Gramado, experimente visitar um dos endereços abaixo para ter uma refeição inesquecível:

  • Le Chalet de la Fondue;
  • Swiss Cottage;
  • Château Allemand;
  • Malbec Restaurante.

Onde se hospedar?

Vita Boulevard em Gramado
Vita Boulevard

Já começou a planejar a sua viagem para Gramado e viu que dá para fazer tudo em dois dias? Então, aproveite para ficar em um lugar que vai valorizar ainda mais a sua estadia. O Vita Boulevard é o primeiro empreendimento multiuso da região, e conta com opções de hospedagem, lojas e restaurantes em um só lugar!

Quer saber mais a respeito? Acesse o nosso site e conheça de perto os diferenciais do Vita Boulevard!

Categorias: Roteiros em Gramado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *