Existem pontos turísticos em Gramado para todos os gostos e idades, da primavera ao inverno. Entretanto, é sempre bom ter um ponto de partida para não se perder na grande quantidade de atrativos (naturais e construídos) dessa charmosa cidade da Serra Gaúcha.
Por isso, se você está planejando ou já tem uma viagem marcada para Gramado, confira antes quais são os locais que não podem faltar em sua visita à cidade. Acompanhe!
Principais pontos turísticos em Gramado
1. Lago Negro
Após um grande incêndio atingir a cidade de Gramado em 1942, a solução para apagar as marcas do desastre foi construir um lago artificial no mesmo lugar.
E o resultado é de impressionar! Hoje, o Lago Negro é um dos grandes cartões-postais da cidade e um dos principais pontos turísticos em Gramado. Afinal, por ali as pessoas podem passear à vontade, desfrutar da beleza natural das flores (principalmente, na primavera e no verão) e fazer gostosos passeios de pedalinho no local.
2. Igreja Matriz São Pedro
Logo após atravessar a Rua Coberta, os visitantes se deparam com a Igreja Matriz São Pedro.
O templo, construído em pedra, chama a atenção pelos mais de 70 mil blocos de basalto que dão estrutura e firmamento a ele. Além disso, a torre da igreja, com mais de 40 metros de altura, é um espetáculo à parte.
3. Rua Coberta
Por falar na Rua Coberta, não passe por ela sem se deixar perder no monte de atrações que se concentram por ali. Inteiramente coberta — o que é ótimo para os dias de chuva —, a via tem algumas das mais famosas lojas em Gramado, além de cafés e restaurantes.
Sem falar em algumas das mais badaladas atividades culturais da cidade. Especialmente quando ocorrem os festivais de cinema, de cultura e gastronomia ou mesmo o Natal Luz.
4. Rua Torta
Localizada em uma ladeira e cheinha de curvas, a Rua torta é um dos mais divertidos pontos turísticos em Gramado — talvez, não tanto para quem dirige por ali — porque permite incríveis registros fotográficos.
Além do visual sinuoso, ela se destaca também pela quantidade elevada de flores, que dão um charme ainda mais especial à rua.
5. Praça das Etnias
Como um memorial em homenagem aos povos colonizadores da região, a Praça das Etnias concentra casinhas com boa herança arquitetônica portuguesa, italiana e alemã. Além disso, é ali que fica a Casa do Colono — um armazém cheio de delícias locais — e outros quitutes regionais.
6. Palácio dos Festivais
Famosíssimo por abrigar o Festival de Cinema de Gramado desde 1973, o Palácio dos Festivais é também um ponto turístico interessante nos outros meses do ano. Afinal de contas, é quando sessões regulares de filmes são organizadas para o público.
Vale a pena a visita e, quem sabe, uma sessão de cinema independentemente do mês que você visite Gramado!
7. Le Jardin — Parque de Lavanda
O Le Jardin (também conhecido como Parque de Lavanda) é um dos recentes pontos turísticos em Gramado, tendo sido construído em 2006. Desde então, essa grande propriedade se tornou a morada de centenas e centenas de plantas exóticas. Tem até espécies de lavanda desconhecidas no resto do Brasil.
O local não fica no centro, mas na entrada da cidade de Gramado. É, portanto, um dos cartões de visita que fica à vista assim que o portal é atravessado pelos visitantes. Imperdível!
8. Mini Mundo
Um local mágico, que foi pensado para transformar o nosso imenso planeta em um mini mundo, literalmente. Aqui, dezenas de atrações mundialmente famosas, como o alemão Castelo de Lichtenstein e a mineira Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, são reconstruídas em versões miniaturizadas.
É uma visita global, portanto, feita de grandes pontos turísticos ao redor do mundo inteiro! Os visitantes adoram!
9. Snowland
O Snowland é um local que pode ser visitado em qualquer época do ano, mesmo nos mais quentes dias de verão. Isso porque o parque simula as temperaturas mais frias do inverno para trazer um passeio diferenciado aos visitantes.
Lá todos os dias são de inverno. Tem neve o ano inteiro para as pessoas praticarem esqui, patinação no gelo e até snowboarding, entre outros brinquedos e atrações focadas para o público infanto-juvenil. Vale a pena viver essa aventura!
10. Mirante Belvedere
Após uma rápida subida através do Vale do Quilombo, os visitantes se deparam com uma das vistas — e um dos pontos turísticos em Gramado — mais impressionantes: o mirante Belvedere.
Por lá, os acostamentos servem de ponto de parada para motos, carros e bicicletas que desejam apreciar a vista de uma altitude superior a 800 metros. Um lugar encantador, que pede a visita das pessoas em diferentes horários e épocas do ano, já que Gramado se transforma a cada estação.
11. Igreja do Relógio
Não é só o mirante do Belvedere que desperta o interesse dos turistas em busca de visões privilegiadas da cidade. Em torno da igreja do relógio, o cenário também é deslumbrante.
Especialmente no verão, onde um jardim de hortênsias floresce ao redor do templo. É, inclusive, nessa estação que se forma um dos cartões-postais mais famosos de toda a Serra Gaúcha.
A igreja é também por si só um ponto turístico interessante, com o antigo sino alemão ainda em seu lugar. visitação para o interior do templo ocorre diariamente.
12. Gramado Zoo
Explore o novo Gramado Zoo e o seu conceito de sustentabilidade e consciência ambiental. Trata-se de um passeio através de habitats que simulam, ao máximo, o lar natural das centenas e centenas de espécies que residem por ali — são cerca de 1,5 mil animais, atualmente.
É um percurso com quase 2 km de extensão, e com muitas e muitas horas de aprendizado, entretenimento e educação sobre uma das mais ricas e diversificadas faunas do reino animal no mundo inteiro!
13. Fonte do Amor Eterno
Inspirada na popular e italiana Fontana de Trevi, a Fonte do Amor Eterno se tornou um dos mais românticos pontos turísticos de Gramado por conta do seu cenário encantador e da possibilidade de casais apaixonados eternizarem seus laços de amor por meio de cadeados coloridos espalhados por toda a fonte.
Basta levar (ou comprar um, em algumas das lojas em Gramado) o seu cadeado e fechá-lo para fazer companhia às outras centenas de objetos que outros casais deixaram ali, criando uma linda corrente de amor em um cenário inspirador.
13. Vitivinícola Jolimont
Para os apreciadores de um bom vinho, sugerimos uma experiência exclusiva de enoturismo na Jolimont. Idealizada por um francês estabelecido na região em 1948, a Vitivinícola é uma das pioneiras na produção de vinhos finos e artesanais.
Lá, você pode realizar o Tour du Vin — uma experiência imersiva no mundo dos vinhos que vai te proporcionar conhecer o dia a dia de uma Vitivinícola da Serra Gaúcha. O local também é aberto a visitação, degustação, piqueniques e até tour virtual. Acesse o site se quiser saber mais.
Ah, e em breve o Vita Boulevard terá uma loja conceito da Jolimont! Você não pode deixar de visitar!
14. Vinícola Ravanello
Que tal uma visita guiada através de uma das vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha? Não é à toa que a Vinícola Ravanello já se tornou um dos principais pontos turísticos de Gramado! Os passeios são culturalmente ricos e divertidos. Sem falar que os visitantes têm a oportunidade de participar de uma saborosa degustação com alguns dos produtos da empresa.
É o melhor dos mundos: um passeio que une gastronomia, atividade ao ar livre e é uma atração natural.
15. Lago Joaquina Rita Bier
O Natal Luz e o Lago Joaquina Rita Bier têm tudo a ver um com o outro. Mas nos outros meses do ano, o parque em torno do lago é um grande ponto turístico de Gramado que vale a visita.
Passe o dia sob a sombra de araucárias, faça um piquenique e caminhe em torno do lago (que tem 17 mil m²), que é um lugar agradável em qualquer época do ano.
16. A Mina
Faça uma divertida viagem através do mundo subterrâneo que abriga uma verdadeira mina da pedra típica do Rio Grande do Sul: trata-se da Ametista, que compartilha espaço com mais de 100 outras pedras preciosas cravejadas em suas rochas.
São quase 100 metros de extensão com tesouros valiosíssimos, e que ajudam os visitantes a entenderem melhor todo o processo de valorização dessas peças e também de formação das mais belas pedras preciosas encontradas na região!
17. Mundo de Chocolate
Fundado em 2015, o Mundo de Chocolate surgiu como resposta a uma dúvida comum: poderíamos viver em um mundo tão doce e delicioso quanto essa iguaria consumida no mundo inteiro?
A resposta, inclusive, é bastante satisfatória. No Mundo do Chocolate, existem diversas réplicas dos principais monumentos erguidos pela humanidade — mas feitos em chocolate!
Embora não dê para dar uma mordiscada nas achocolatadas pirâmides do Egito e em nenhuma das outras 200 doces peças do parque, há uma lojinha recheada de quitutes para quem sai do Mundo de Chocolate com um incontrolável desejo por um lanchinho ou sobremesa.
18. Mundo a Vapor
Entre os museus temáticos da Serra Gaúcha, no município vizinho a Gramado, em Canela, o Mundo a Vapor é outro de grande destaque.
Até por isso, constantemente figura entre os grandes pontos turísticos para recontar a importantíssima história das máquinas a vapor — não apenas os trens — em nossa sociedade!
Prepare-se para uma visita impressionante, divertida e que pode entreter pessoas de todas as idades. Dica: é um ótimo passeio para fazer com a família.
19. Museus do Grupo Dreams
A empresa Dreams Entertainment Group tem algumas das principais atrações turísticas de Gramado em seu repertório de serviços. Veja quais são, logo abaixo:
- Hollywood Dream Cars, que é uma homenagem e presente a quem ama carros antigos, clássicos e originais;
- Dreamland — Museu de Cera, um local que resgata as imagens das principais celebridades, ao redor do mundo, em um passeio vívido com as réplicas dessas ilustres personalidade em cera;
- Museu da Harley Davidson Motor Show, que, diferentemente do Hollywood Dream Cars, é uma homenagem à famosa marca de motocicletas.
O Grupo Dreams tem ainda outros pontos turísticos em Gramado com a mesma levada temática. Vale a pena conhecer os pacotes especiais da empresa ao planejar sua viagem à Serra Gaúcha — ideais, por exemplo, para os dias em Gramado com chuva!
20. Vita Boulevard
Também é interessante mencionar o Vita Boulevard como um dos grandes pontos turísticos de Gramado. Afinal, ele é o primeiro empreendimento multiuso da cidade e é uma atração privilegiada para quem deseja aproveitar os principais atrativos de Gramado em um só lugar.
Nesse enorme empreendimento de arquitetura caprichada, você tem acesso a:
- Vita Mall, um shopping center com 57 lojas, 25 quiosques e cafeterias, restaurantes e lojas cheias de novidades;
- Vita Office, um espaço corporativo com salas comerciais para locação;
- Vita Residence, para os visitantes ou moradores em busca de uma propriedade muito bem distribuída em opções com 59, 81 ou 90 m² privativos;
- Vita Hotel, com 140 unidades e uma série de opções de lazer para os hóspedes, como Fitness Center, Espaço Kids, piscina aquecida, sala de jogos, entre outros.
Temos a sua curiosidade e interesse? Então conheça um dos mais novos pontos turísticos em Gramado acessando o site do Vita Boulevard, e fique por dentro de todas as novidades do empreendimento!
Categorias: Gramado