Estar na Serra Gaúcha significa que você pode usufruir dos melhores passeios ao ar livre em Gramado e nas cidades vizinhas. Afinal de contas, existem atrações para serem exploradas o ano inteiro, independentemente da estação climática.
E se você precisa de ajuda para montar um roteiro de viagem que acomode as grandes atrações naturais da região, convidamos você a seguir esta leitura com a caneta em mãos. Pois, nos tópicos abaixo, separamos 8 dos passeios ao ar livre em Gramado que não podem faltar entre suas opções na região. Confira!
Gramado: uma cidade naturalmente exuberante
Parques, trilhas, mirantes, jardins de flores a se perder de vista, na primavera e no verão… Não faltam atrativos naturais na Serra Gaúcha. E Gramado não é exceção!
Veja abaixo os passeios ao ar livre em Gramado que vão tornar a sua estadia na Serra Gaúcha ainda mais encantadora e inesquecível!
Passeios ao ar livre em Gramado que você deve fazer
1. Lago Negro
Faça o seu próprio cartão-postal em um dos principais pontos turísticos de Gramado! O Lago Negro é um parque recheado de áreas convidativas a um descanso ou piqueniques, além de estar no centro da cidade — ao redor de muitas outras atrações de destaque na Serra Gaúcha.
Aproveite, entretanto, seus passeios ao ar livre na região para alugar um pedalinho e cruzar o Lago Negro sobre um agradável espelho d’água.
2. Le Jardin
Desfrute, em um total de quatro hectares, uma das áreas mais floridas da cidade, tornando-a um dos passeios ao ar livre mais impressionantes de Gramado. O Le Jardin foi concebido para ser um verdadeiro lar para as mais variadas — e raras — espécies de lavanda no mundo inteiro!
Não deixe de passar na lojinha do local, contudo: existem diversos produtos à base de lavanda que podem agradar a toda a família.
Veja também: As principais lojas de Gramado
3. Gramado Zoo
O Gramado Zoo é uma atração para toda a família e se trata de um passeio recheado de consciência ambiental. Tudo porque o local se preocupa em recriar os habitats naturais das mais de 1,5 mil espécies que vivem por ali.
Trata-se, então, de um passeio educativo, lúdico e que pode agregar muito mais conhecimento para todos os visitantes!
4. Bustour
O Bustour tem o cativante lema de ser uma atração que guia os passageiros para outras atrações de Gramado. E isso se explica facilmente a partir da sua proposta: um itinerário fixo e do qual os passageiros podem embarcar e desembarcar ao longo de um dia inteiro.
Com isso, é possível explorar até mesmo as partes mais afastadas de Gramado — como Canela, o município vizinho — e saber mais sobre os seus grandes pontos turísticos. E o melhor: com guia em áudio em três idiomas diferentes (português, inglês e espanhol).
São mais de 30 paradas ao longo do roteiro. Por isso, vale a pena pensar em um dia de atividades e passeios ao ar livre que o Bustour seja capaz de levar vocês sem problemas.
Atenção, apenas, ao horário de funcionamento da atração: das 8h30 às 18h30.
5. Linhas rurais
Quem está de carro pode optar por passeios ao ar livre fora dos limites urbanos de Gramado.
As linhas rurais são verdadeiras atrações naturais que ajudam o visitante a conhecer ainda mais a fundo a arquitetura, a história, a cultura e todas as delícias que a população local faz, como vinhos, embutidos, massas e outras delícias artesanais para todos os gostos.
6. Lago Joaquina Bier
Localizado logo na entrada de Gramado, o Lago Joaquina Bier é um dos principais pontos turísticos da cidade — especialmente, em fim de ano, quando acontece o Natal Luz nos seus arredores.
É um espetáculo imperdível para quem passa os últimos dias do ano na Serra Gaúcha e deseja ter uma experiência memorável de luzes e outros elementos tradicionais de decoração natalina.
Mesmo nos outros meses do ano, o Lago Joaquina Bier vale a visita. Afinal, é um grande passeio ao ar livre cercado de araucárias, trechos para caminhadas, corrida ou para andar de bicicleta. Até mesmo, para quem gosta de passar os dias sem pressa, sob o sol, curtindo o espetáculo da natureza acontecer.
7. Vinícola Ravanello
Vinho e Serra Gaúcha têm tudo a ver. E se você deseja conhecer uma das vinícolas mais famosas da região, aproveite os passeios ao ar livre que rendem uma boa degustação da bebida ao final do percurso.
Interessou? Então, anote aí: a Vinícola Ravanello realiza visitas guiadas através de suas plantações, e também planeja degustações que fazem um sucesso enorme entre os visitantes.
Mas se você estiver dirigindo e não puder aproveitar a degustação, sem problemas: a lojinha da vinícola tem um monte de produtos que podem ser apreciados mais tarde. Fica a dica!
8. Parque Olivas de Gramado
Os cânions são muito famosos na Serra Gaúcha, mas temos um motivo complementar para você aproveitar esse tipo de passeio ao ar livre em Gramado: o Parque Olivas de Gramado.
São mais de 10 mil oliveiras plantadas por ali, que culminaram na produção local do primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha. E assim como acontece com as vinícolas da região, você pode realizar uma visita guiada que também vai oferecer uma degustação sensorial aos seus visitantes.
É, então, ao mesmo tempo, uma experiência que une a cultura local, o contato com a natureza e uma delícia gastronômica que vai ficar na memória por um bom tempo!
Conheça o Vita Boulevard em Gramado
Independentemente dos passeios ao ar livre em Gramado que você planejou ao ler este artigo, é importante estar muito bem localizado ao visitar a cidade. Para isso, convidamos você a conhecer o Vita Boulevard!
Ele é o primeiro empreendimento multiuso do município e tem opções de hospedagem, gastronomia, compras e também para quem vem a trabalho à cidade.
Sem falar que o Vita Boulevard está a poucos metros do centro da cidade. Isso significa mais economia e conveniência para caminhar pelos principais pontos turísticos da cidade. Então, comece a planejar a sua próxima viagem a Gramado agora mesmo acessando o nosso site oficial para conhecer todos os diferenciais de nosso empreendimento!
Categorias: Dicas de Viagem , O que fazer em Gramado?