11 Parques em Gramado para visitar

Os parques em Gramado são paradas obrigatórias para viajantes desacompanhados, casais ou famílias. Afinal de contas, há muita natureza ao redor, opções diversas de lazer e cenários distintos a cada estação do ano.
Assim, quem gosta de passeios ao ar livre com roupas de frio pode aproveitar o outono e inverno; enquanto quem prefere as estações mais quentes, desfruta das cores e perfumes das flores nas dezenas de parques em Gramado.
Para tornar o seu roteiro pela Serra Gaúcha ainda mais prazeroso, selecionamos 11 opções de parques dentro da cidade e nos arredores. Confira, e anote as nossas dicas!
Além dos parques em Gramado, que são um ponto forte do turismo local, a cidade tem encantos que há gerações têm atraído pessoas do país inteiro — e de fora do Brasil também.
Em parte, isso se deve ao carisma da cultura regional, que é uma harmoniosa mistura de elementos europeus (a Alemanha e a Itália têm grande influência, após diversos movimentos migratórios). Como resultado, Gramado tem uma arquitetura e gastronomia fortemente inspiradas nessas origens.
Mas também há muitos atrativos naturais, que se adaptam bem ao clima friozinho da região, que, no inverno, destoa de tantas outras partes do país.
Dica: Guia de Gramado: clima, atrações, curiosidades e o que fazer
Neste artigo, contudo, vamos focar nos melhores parques em Gramado. Assim, fica fácil montar o seu roteiro e garantir que os principais pontos turísticos da cidade façam parte do seu itinerário!
Um dos cartões-postais da cidade, o Lago Negro surgiu das cinzas de um grande incêndio que atingiu Gramado na década de 1940. Como solução para superar o incêndio, o lago foi produzido artificialmente. Ele é cercado pela natureza exuberante, que acolhe pessoas a qualquer hora do dia, seja para uma caminhada, piquenique ou passeios de pedalinho.
Imagine que as grandes atrações turísticas do mundo foram miniaturizadas e guardadas em um museu. Essa é a proposta do Mini Mundo, que constituiu réplicas de monumentos nacionais e internacionais 24 vezes menores do que as suas inspirações originais.
O mais divertido é que todas as obras do local são expostas ao ar livre, tornando esse pedacinho de natureza um dos mais agradáveis parques de Gramado.
Fundado em 2006, o Parque de Lavanda tem, justamente, diversas espécies desta flor — algumas até mesmo inéditas em outras partes do país — e um belíssimo jardim para apreciação do público.
Com um conceito que mistura educação e conservação ambiental, o GramadoZoo proporciona uma visitação focada em apresentar diversos animais da fauna brasileira vivendo em locais que simulam seus habitats. Nenhum deles, contudo, vive em jaula, e as visitas são guiadas por meio da proteção de vidros blindados e viveiros imensos.
Um divertido passeio cultural aguarda os visitantes interessados em conhecer a emocionante história das máquinas a vapor, internacionalmente e dentro do país.
E não pense que estamos falando apenas dos populares trens, mas também existem todo tipo de maquinários, como moinhos de pedra, serrarias, rolos compressores, barcos a vapor, etc. Tudo, é claro, por meio de réplicas que criam uma visão impressionante da nossa história.
Olivas são importantes na região, respondendo por uma elevada produção artesanal de azeites e produtos derivados. O Parque Olivas de Gramado desmistifica a produção e, também, abre as portas para o público obter os seus produtos diretamente da fonte.
Além disso, os visitantes podem fazer longos e agradáveis passeios por entre as milhares de oliveiras do local, fazendo com que esse se torne mais um dos grandes parques em Gramado.
Se o Mini Mundo reduziu o tamanho de suas atrações, o Big Land fez o oposto: criou brinquedos interativos gigantes para a diversão das crianças em um espaço com cerca de 500 m² de área coberta para que todos possam se divertir e tirar fotos com as atrações do parque.
Localizado em Canela — o município colado a Gramado —, o Parque Terra Mágica Florybal faz um adorável passeio rodeado pela natureza e com muita fantasia ditando o ritmo do passeio. Isso inclui atividades planejadas pelos personagens do parque (Valdirzinho, o gnomo Nomo e o dinossauro Saulinho).
Entre os atrativos desse, que é um dos parques mais populares da região, podemos citar o lago das deusas, a cascata de chocolate, o simulador de montanha-russa e o cinema 7D, além de muitas outras brincadeiras e atrações.
Próximo à Catedral de Pedra de Canela, o Alpen Park simula com eficiência uma série de atrações de lazer como se os visitantes estivessem, de fato, nos gelados alpes europeus.
Destacamos o passeio de 900 metros com o primeiro trenó alpino do Brasil; o cinema 4D, que gera uma profunda imersão aos espectadores; e a Alpen Blizzard, uma montanha-russa que já foi classificada como a maior do gênero (em aço) do Rio Grande do Sul. Diversão e adrenalina na medida certa.
O Parque Estadual do Caracol é um dos principais parques da Serra Gaúcha. Localizado em Canela, tem mais de 100 hectares de mata nativa e é lar de uma enorme queda d’água. A Cascata do Caracol possui 131 metros de queda, e pode ser privilegiadamente apreciada do Observatório Ecológico do parque.
Por fim, aproveite a visita ao Parque Estadual do Caracol para conhecer os populares passeios de bondinhos aéreos. Trata-se de uma atração a 750 metros acima do nível do mar, e que gera uma impressionante vista da região para os visitantes — sem falar que o parque em si já é um espetáculo à parte.
Agora que você já sabe quais são os principais parques em Gramado, saiba como você pode tornar a sua visita à cidade mais conveniente, confortável e prática. Com o Vita Boulevard — o primeiro empreendimento multiuso de Gramado —, onde você tem opções comerciais, de hospedagem e de lazer em um só local. Assim, fica ainda mais conveniente preparar o seu roteiro, sabendo que tudo o que você e os seus familiares precisarem pode ser adquirido no próprio Vita Boulevard.
Para saber mais a respeito do empreendimento, clique aqui! E continue acompanhando os conteúdos do blog para mais dicas de viagem.
Categorias: Gramado