O centro de Gramado é um ponto turístico por si só: é a parte mais vibrante da cidade, e tem um pouco de tudo — do fervo cotidiano às maravilhas naturais e temáticas que encantam viajantes do mundo inteiro, ao longo dos 365 dias do ano.
E se você quer entender porque tanta gente fala bem assim do centro de Gramado, aqui vai a nossa dica: nos tópicos abaixo, vamos mostrar tudo o que você precisa ver, provar e conhecer quando estiver pela região. Confira!
Conheça os encantos de Gramado
Está de visita pela cidade? Então, comece o itinerário pelo centro de Gramado. É ali que acontecem as principais atividades, concentram-se os principais pontos turísticos e é onde você vai ter a oportunidade de explorar os principais restaurantes e lojas de Gramado.
E o mais interessante é que a sua viagem a Gramado pode ser inteiramente diferente toda vez que você vier à Serra Gaúcha. Isso acontece porque a região se transforma a cada estação do ano, e é quando alguns eventos decoram toda a cidade (como a Páscoa, o Natal Luz ou mesmo o Festival de Cinema de Gramado).
Para que você já comece o seu roteiro pela cidade com precisão, confira a seguir alguns locais que não podem faltar ao passear pelo centro de Gramado!
Avenida Borges de Medeiros
Uma das principais vias do centro de Gramado — junto da Rua Coberta —, a avenida Borges de Medeiros é uma agradável alternativa para compras, gastronomia e lazer na cidade.
Leia também: 9 bares em Gramado que você precisa conhecer!
Por lá, você consegue se deslocar através dos grandes pontos turísticos de Gramado. Vale a pena estender o passeio pela própria avenida para desfrutar da bela arquitetura colonial e, quem sabe, comprar uma lembrancinha para alguém querido (e para você também, claro)?
Palácio dos Festivais
O mês de agosto em Gramado abriga um dos principais festivais de cinema do país: o Festival de Cinema de Gramado. E embora seja bastante difícil visitar o Palácio dos Festivais durante o evento, você pode aproveitar ao máximo a beleza do local nos outros meses do ano.
Inclusive, aí vai a dica: fique de olho na programação semanal de estreias e de filmes em cartaz — afinal de contas, uma sessão de cinema pode ser, sim, um excelente programa para curtir o centro de Gramado ao máximo!
Rua Coberta
A Rua Coberta de Gramado (antiga Rua Madre Verônica) tem seu nome porque, alguns anos atrás, o esforço público promoveu mudanças impactantes na via: proibiu a passagem de veículos e acrescentou uma cobertura para fazer dessa charmosa via um shopping a céu aberto.
E embora a rua tenha cerca de 100 metros de extensão, a travessia leva um considerável tempo. Afinal de contas, existem muitos cafés, restaurantes e lojas que chamam a atenção. Destaque complementar aos eventos do calendário fixo da cidade que usam a Rua Coberta como palco. Alguns exemplos:
- Festival de Cinema de Gramado;
- Natal Luz;
- Festival de Gastronomia;
- Páscoa.
Entre outras datas comemorativas.
Igreja São Pedro
Também no centro de Gramado, você encontra a principal igreja da cidade, inaugurada em 1917 e construída a partir da utilização de mais de 70 mil pedras de basalto.
Fonte do Amor Eterno
A Fonte do Amor Eterno faz jus à fama de romantismo e encanto que paira na atmosfera de Gramado: ela foi baseada na italiana Fontana de Trevi, e é o endereço certo para casais apaixonados simbolizarem suas uniões com cadeados ou corações de papel.
Praça das Etnias
Um monumento aos colonizadores, e que faz um rico resgate da cultura europeia que ajudou a fundar e desenvolver o centro de Gramado e também outras cidades da Serra Gaúcha e da região sul do país.
Casa do Colono
Também na Praça das Etnias, você pode encontrar a Casa do Colono, uma deliciosa construção para quem já provou e aprovou os quitutes artesanais produzidos na região, como:
- embutidos;
- pães;
- mel;
- vinhos.
Entre tantas outras guloseimas. E mais uma dica: aos sábados, você pode visitar duas feiras que se instalam na praça — uma de artesanato e a outra focada nas famosas comidas do sul.
Mundo de Chocolate
Por falar em guloseimas, faça um favor a si e experimente — não literalmente! — as incríveis peças adocicadas do Mundo de Chocolate. São mais de 200 réplicas feitas com o delicioso ingrediente, e que estão disponíveis apenas para apreciação visual.
Mas não se preocupe, pois tem uma lojinha lá dentro para saciar a água na boca dos visitantes.
Vita Boulevard
Pertinho da Avenida Borges de Medeiros e da Rua Coberta de Gramado, você encontra o Vita Boulevard. O primeiro empreendimento multiuso da cidade foi inaugurado em 2021 e logo se transformou no epicentro do lazer, das compras, da boa gastronomia e de hospedagem da cidade.
Isso tudo em um só lugar, tornando-se uma opção versátil para aproveitar o centro de Gramado e não precisar fazer esforço algum para conhecer as atrações ao redor — você pode, inclusive, deixar o carro no estacionamento do Vita e explorar as ruas da cidade a pé mesmo.
Lago Joaquina Rita Bier
O Lago Joaquina Rita Bier é um dos principais palcos das festividades de final de ano na cidade. E para quem adora passear em meio à natureza, o local é praticamente uma parada obrigatória.
Mini Mundo
Um mundo em miniatura pode ser uma grande atração, e o Mini Mundo consegue demonstrar isso claramente aos seus visitantes. Explore este incrível parque temático que inspirou-se nas grandes obras da humanidade e transformou-as em réplicas em miniatura.
É um passeio lúdico, divertido e que está no centro de Gramado, junto de tantas outras atrações que apenas reforçam a riqueza e diversidade de coisas para fazer na cidade.
Rua Torta
A rua Emílio Sorgetz, popularmente conhecida como Rua Torta, é exatamente isso: uma rua cheia de curvas que virou atração turística pelo seu charme natural.
Aproveite para tirar algumas fotos enquanto passeia pela rua — e maravilhe-se com a quantidade de flores caso visite Gramado na primavera ou no verão.
Não deixe de visitar o Vita Boulevard: seu shopping em Gramado
Justamente por isso, se você estiver de passagem pela Serra Gaúcha, aproveite para conhecer o Vita Boulevard. Essa é uma excelente alternativa para otimizar ao máximo o seu itinerário pelo centro de Gramado e estender o passeio para outras regiões.
Se quiser saber mais a respeito, acesse o nosso site, curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram. Por lá, você fica por dentro, em primeira mão, de todas as nossas dicas, novidades e promoções exclusivas!
Categorias: Dicas de Viagem , Gramado , O que fazer em Gramado?