Separadas por uma curta distância de 10 km, Gramado e Canela são duas das cidades mais visitadas na Serra Gaúcha. E motivos para isso não faltam.
Os municípios são naturalmente charmosos e carregam muito do carisma multicultural iniciado pelos colonizadores europeus na região, e reforçado pelas gerações seguintes que valorizaram toda a produção artesanal na Serra Gaúcha — como o imperdível Vale dos Vinhedos.
E se você vinha planejando uma visitinha a Gramado e Canela, acompanhe-nos ao longo desta leitura, pois nos tópicos abaixo vamos contar para você o que não pode faltar no seu roteiro de viagens por ambas as cidades!
Gramado e Canela: por que são tão queridas pelos viajantes?
A variedade de atrações é algo muito presente nos destinos turísticos da Serra Gaúcha — e Gramado e Canela não são exceção.
Na região, por exemplo, há o roteiro do agroturismo. Esse itinerário é um dos mais queridos, atualmente, porque remete às tradições culturais dos primeiros moradores da Serra Gaúcha e mantém vivos os segredos das deliciosas produções artesanais.
E ambas as cidades têm museus, parques e praças, uma gastronomia de dar inveja e grandes marcas (locais, nacionais e internacionais) que ajudam a tornar cada visita a Gramado e Canela numa experiência distinta.
Mas não se preocupe, porque abaixo vamos mostrar para você o que não pode faltar em sua primeira — e nas seguintes — visitas à região!
Gramado: quais são as melhores atrações da cidade?
Rua Coberta
Gramado com chuva? Não tem problema — não, pelo menos, se você procurar abrigo na Rua Coberta. Toda a via foi cuidadosamente trabalhada com uma cobertura translúcida, transformando-a em um verdadeiro shopping a céu aberto.
Assim, fica mais fácil e cômodo transitar pela rua cheia de lojinhas e muitos outros pontos de interesse em Gramado.
Lago Negro
Aí está um dos principais pontos turísticos de Gramado: o Lago Negro foi artificialmente criado após um incêndio na região. E, desde então, se tornou um dos locais mais visitados por moradores e visitantes.
Afinal de contas, o parque é um charme só, com áreas convidativas a um piquenique ou apenas ao repouso e à leitura de um bom livro à sombra de suas árvores.
E quem quiser esticar as pernas pode curtir um agradável passeio de pedalinho sobre as águas do Lago Negro.
Le Jardin
Gramado e Canela têm muitos parques, mas o Le Jardin de Gramado é um diferencial e tanto. Tudo porque a especialidade do local é a apresentação de diversas espécies de lavanda (algumas, inéditas no país) em uma área detalhadamente pensada para tirar o fôlego dos seus visitantes.
Aproveite para visitar o local em qualquer época do ano, mas especialmente na época de estação das flores na cidade. Assim, você transforma a beleza da natureza em protagonista de grande parte das suas visitas na Serra Gaúcha.
Parque Terra Mágica Florybal
Um mundo encantado na Serra Gaúcha, o Parque Terra Mágica Florybal tem atrações para todos os gostos, como:
- réplicas de dinossauros;
- playground;
- cinema 7D;
- simulador de montanha-russa;
- cascata de chocolate;
- restaurante temático.
Todas as atrações estão cercadas por áreas lúdicas e personagens fantásticos e que criam um efeito ainda mais fantasioso e interessante ao parque.
Mundo de Chocolate
Que Gramado e Canela têm na gastronomia um dos principais pontos positivos, isso você já deve saber. Mas o Mundo de Chocolate é um reforço suculento a essa questão e é praticamente um museu que recria monumentos históricos com um ingrediente em particular: o chocolate.
Não, você não pode mordiscar um pedacinho da esfinge de chocolate, mas tem uma lojinha que complementa a visita por dezenas de réplicas adocicadas e que tornam esse passeio pela cidade ainda mais especial.
Vita Boulevard
O primeiro empreendimento multiuso da cidade está bem no centrinho de Gramado e tem excelentes opções de lojas, restaurantes, hospedagem, espaços corporativos e estacionamento em local privilegiado.
É uma oportunidade valiosa para quem vem a Gramado e está em busca de conveniência, conforto e versatilidade numa só opção de hospedagem na cidade.
Canela: Quais são os principais pontos turísticos do município?
Bondinhos aéreos Parque da Serra
Além dos belíssimos cânions do Rio Grande do Sul, a região tem parques estaduais que são ótimas pedidas para quem curte um passeio em meio à natureza.
Mas o destaque do Parque da Serra fica por conta dos seus bondinhos aéreos. Os passeios contam com 3 pontos de parada, mas um dos pontos altos do trajeto é a vista de uma das quedas d’água do parque vizinho, o Parque Estadual do Caracol.
Mundo a Vapor
Museus em Gramado e Canela carregam especialidades peculiares. E o Mundo a Vapor enaltece uma das principais invenções da humanidade: a tecnologia a vapor.
Ao longo do passeio, é possível conhecer o quanto essa inovação impactou a sociedade e, especialmente, a grandiosidade das máquinas a vapor — com destaque às locomotivas que ajudaram a acelerar o desenvolvimento econômico e social a partir do início do século 19.
Alpen Park
O Alpen Park é um passeio indicado para toda a família. Além de trilhas e uma sombrinha agradável, possibilitada pela selva nativa e preservada, os visitantes podem se deparar com atrativos de todos os tipos, como:
- tirolesa;
- escalada;
- arvorismo;
- simuladores;
- cinema 4D;
- descida de trenó;
- montanha-russa;
- passeio de quadriciclo.
Entre outras atividades que garantem muitas horas de entretenimento em Canela.
Parque Estadual do Caracol
Esse parque é um dos mais visitados da região, e o motivo para isso é facilmente explicado porque o local abriga a maior cachoeira do Rio Grande do Sul, com 131 metros de altura.
Mas, complementarmente, a visita vale a pena para desbravar as trilhas do parque, o elevador panorâmico e os mirantes que dão uma boa perspectiva da beleza natural da Serra Gaúcha.
Catedral de Pedra
Com estilo gótico e construída no início da década de 1950, a Catedral de Pedra (cujo nome oficial é Catedral Nossa Senhora de Lourdes) é um dos principais pontos turísticos de Canela.
Além da própria igreja, o jardim da frente chama a atenção dos visitantes. Na época das flores, a região ganha muitas cores e perfumes, e se torna um ponto de parada dos visitantes para apreciar tudo o que Canela tem de mais bonito.
Ice Bar
O Ice Bar é um dos poucos lugares de Gramado e Canela em que entrar numa fria pode ser uma ótima ideia. O local é todo construído em gelo (são mais de 30 toneladas), com cadeiras, poltronas, balcões e até os copos são feitos de água solidificada.
As roupas de frio estão inclusas, já que a temperatura interna pode chegar a -25 °C. Uma oportunidade para curtir drinques e bebidas a uma temperatura mais do que agradável para refrescar nos dias de intenso calor na região.
Vale dos Dinossauros
Réplicas majestosas de dinossauros esperam por você, nesse parque temático que faz uma divertida viagem no tempo para que crianças e adultos conheçam melhor essas espécies jurássicas de botar medo (e deslumbramento) em qualquer um!
E é claro que todos esses passeios por Gramado e Canela precisam se encerrar em um local adequado para recarregar as energias e matar a fome (e quem sabe, comprar um presentinho para a família), certo?
Por isso, aí vai o nosso convite: acesse o site do Vita Boulevard e descubra como a sua viagem para a Serra Gaúcha pode ser uma verdadeira experiência memorável!
Categorias: Dicas de Viagem